FÓRUM GLADIADORES DF - Quem luta não briga!
Olá, Seja Bem Vindo!
Para que possa visuualizar qualquer post do Fórum é necessário que seja registrado, caso já seja basta fazer o login.
Grato,
Administração Gladiadores DF
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês

Votação

Que tipo de treino prefera?

37% 37% [ 7 ]
5% 5% [ 1 ]
5% 5% [ 1 ]
37% 37% [ 7 ]
16% 16% [ 3 ]

Total dos votos : 19

Parceiros
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada


O QUE SE ESPERA DE VOCÊ EM CADA FAIXA

Ir em baixo

O QUE SE ESPERA DE VOCÊ EM CADA FAIXA

Mensagem  Minotauro em Sab Nov 26, 2011 6:49 am

Bom galera esse artigo sobre as faixas de jiu-jitsu não é de minha autoria, cabendo os devidos creditos do tópico abaixo e agradeço a colaboração do Liu Kang um de nossos foristas, achei muito importante esse tema, principalmente para os leigos que desejam conhecer melhor a nossa arte suave. OSS!

Faixa branca

Aqui é o início da jornada. O primeiro passo. Na faixa branca você não sabe nadinha de nada mas a vantagem é que ninguém espera muito de você mesmo. Como um faixa branca, seu objetivo é criar um quadro de referência para o seu aprendizado futuro. Você precisa aprender o que você não conhece. Aproveite aqui para arriscar, errar, acertar e errar de novo. Pense na arte suave como um quebra-cabeça que você está tentando descobrir. A faixa branca é onde você cria o “esboço” da imagem, antes de pintar o quadro.

Aprender a relaxar é uma habilidade absolutamente essencial e deve ser aprendida enquanto ainda estiver na faixa branca. A única maneira que você tem para aprender a relaxar será controlando seu ego. Isto é muito importante. Aproveite-se, repito, do fato que nada é esperado de você nesta fase. Foque toda sua energia nesta nova experiência e não se preocupe em ganhar ou perder.

Algumas metas sugeridas na faixa branca:

# Aprender os nomes de cada uma das principais posições e adquirir uma familiaridade básica com cada uma delas. Por exemplo, ser capaz de identificar a posição de guarda, montada, montada lateral…

# Aprenda a controlar seu ego, ao aceitar que você vai ser derrotado pelos alunos mais avançados. Poxa vida, até os faixas pretas perdem uns para os outros! Se você é grande e naturalmente atlético talvez fique um pouco mais chateado ao perder, mas esta fase será muito importante pra você. Lembre-se de ter humildade. Um faixa preta é um faixa branca que não desistiu.

# Acostume-se a “sentir” as posições no Jiu-Jitsu. Preste atenção em como seu corpo se move e na maneira como um adversário reage a você quando usa determinada movimentação.

# Escolha uma técnica de cada vez e tentar dominá-la antes de passar para outra.

Faixa amarela

Algumas ligas optam por colocar a faixa amarela antes da azul na categoria adulto justamente para relativizar o grande tempo que o praticante passaria na branca antes de virar azul. O praticante quando passa pela faixa amarela é como se ele não parasse sua caminhada evolutiva. Aqui o faixa amarela não é mais nenhum leigo, já tem conhecimento de diversas posições e quando ele as estiver praticando bem já estará na hora da nova faixa.

Algumas metas sugeridas na faixa amarela:

# Ir se familiarizando com os nomes dos golpes;

# Observar bem a movimentação dos mais graduados e;

# Ser humilde, sempre pedindo dicas pois você ainda esta engatinhando na arte.

Faixa Azul

Certa vez Roger Gracie, um dos melhores lutador de Jiu-Jitsu do planeta, foi perguntado: Como você ficou tão bom no Jiu-Jitsu? Depois de pensar um pouco, ele respondeu: “Eu construí todo meu jogo em cima de uma defesa sólida.” Defesa. Esta é a palavra. Uma boa defesa vai frustrar seu oponente fazendo com que ele desacredite em sua própria técnica e erre. Sua chance virá então daí… Notem que um bom professor de Jiu-Jitsu não irá dar para qualquer um de seus alunos uma faixa azul a menos que tenham uma defesa decente. Um bom faixa azul deve ser capaz de escapar das principais posições com relativa facilidade.

Em segundo lugar, Você terá que aprender a passar a guarda. Passar a guarda é um dos aspectos mais difíceis do Jiu-Jitsu. Você vai gastar uma grande quantidade de tempo na guarda de seus oponentes, por isso você deve tornar-se muito hábil em lidar com esta posição.

Algumas metas sugeridas na faixa azul:

# Ter pelo menos duas saídas boas da montada e da montada lateral (100 quilo).

# Ao menos duas técnicas para passar a guarda.

# Competir em pelo menos uma competição.

# Aprender a relaxar.

Faixa roxa

Esta é a faixa da movimentação e do dinamismo. Você irá aprender como usar o seu próprio impulso, bem como o de seu oponente para alcançar seus objetivos de movimento. Um monte de “movimentos perdidos”, que você utilizava nas faixas anteriores deverá ser jogado fora, e isto pode levar tempo. Não desista da faixa roxa enquanto não tiver certeza que é um bom faixa roxa.

A faixa roxa também é onde você vai acabar consolidando os alicerces de seu jogo inteiro. Como mencionado anteriormente na faixa azul, sugiro que esta fundação deva ser uma defesa sólida também. A defesa quando bem treinada leva o faixa-roxa de Jiu-jitsu a ter possibilidades de um contra-ataque eficiente. Você deve tentar passar o seu tempo nesta faixa enfocando os pontos fracos do seu Jiu-Jitsu, ou seja, os conhecidos “buracos” no seu jogo.
Bem, um bom faixa roxa também deve ser ofensivo e perigoso em qualquer posição. Esta faixa é também onde o praticante de Jiu-Jitsu deve começar a aprender a atacar usando combinações de técnicas.

O faixa roxa deve ter uma guarda boa e eficaz. Devemos ter uma familiaridade com os diferentes tipos de guardas e nos especializarmos em pelo menos uma, de preferência duas.

Algumas metas sugeridas na faixa roxa:

# Ter pelo menos 3 combinações de ataques da posição de guarda. Ex.: armlock da guarda, errou passa para omoplata no outro braço. O cara defendeu vai entao pro triângulo .

# Ter pelo menos 3 finalizações do 100 quilo, da montada e da pegada pelas costas.

# Familiarize-se com todas as variantes da posição Guarda. Por exemplo: Garda de gancho, Garda aranha, Garda De La Riva, guarda sentada, guarda tartaruga (esta também conta?).

# Aprender a relaxar.

Faixa marrom

Embora o faixa marrom não seja ainda um mestre na arte suave, haverá muito poucas situações que ele não estará familiarizado. Aqui você já terá desenvolvido o seu próprio estilo e provavelmente terá se expecializado, sendo reconhecido como um lutador passador de guarda ou guardeiro, etc…

Um faixa marrom decente é capaz de ensinar a arte para os outros. Na verdade, é nesta faixa que muitos praticantes de Jiu-Jitsu percebem que eles têm uma enorme paixão por ensinar e decidem embarcar na carreira de professores. Ele também entende que o ensino é uma boa maneira de consolidar o conhecimento que ele ganhou até este ponto.

O faixa marrom é muito bom em todas as posições. Na montada ou no 100 quilo, por exemplo, ele sabe como usar seu peso corporal de forma a garantir que seu oponente fique extremamente desconfortável. Inclusive para respirar fica difícil para quem está sofrendo a pressão de um faixa marrom. Ele vai passar a guarda, aproveitando-se mesmo da mínima oportunidade que aparecer. Seu equilíbrio será tão sólido que será muito difícil raspá-lo.

Nesta fase, ele também terá desenvolvido soluções para quase todas as técnicas mais comumente encontradas. Isso significa que ele estará um ou dois passos à frente de adversários de nível inferior.

Algumas metas sugeridas na faixa marrom:

# Tentar dar algumas aulas em sua academia;

# Aperfeiçoar a sua distribuição de peso e equilíbrio nas posições por cima;

# Aprender a relaxar sempre.

Faixa preta

O faixa preta de Jiu-Jitsu é verdadeiramente um mestre no combate corpo a corpo. Aqui o jogo dele é justíssimo. Sem espaço para erros. Ele é uma pessoa que sabe muito mais sobre seu próprio corpo, sua mente e suas limitações do que o indivíduo comum sabe sobre si mesmo.

O verdadeiro faixa preta é humilde, simpático e respeitador dos outros. Ele é um artista marcial altamente eficiênte e perigoso, porém utiliza suas habilidades e capacidades para defender e ajudar os menos capazes que ele.

O faixa-preta começa a olhar para tudo com uma nova visão. Ele pode perceber que o movimento mais básico que ele tem praticado milhares de vezes ainda não está perfeito e ser capaz de refiná-lo ainda mais.

Um faixa preta move-se com economia de movimento e graça. Mais importante, ele sabe quando mover-se e quando não se mover. Seu jiu-jitsu não é apenas eficaz mas também excelente.

Algumas metas sugeridas na faixa-preta:

Entender que a jornada ainda não acabou. Permanecer humilde e continuar a aprender e crescer e sempre ajudar aqueles que têem dificuldades durante a dura jornada até a faixa preta.

Para todos que como eu, sonham um dia chegar a tão almeijada faixa, OSS!

Ah! Quanto a Faixa vermelha…

Relaxe cara, pois essa ainda vai demorar pra caramba…


Fonte: http://jiujitsuuberlandia.wordpress.com/
Adaptação: Irmandade Jiu-Jítsu http://jiujitsubrotherhood.com/
Colaboração: Liu Kang



_________________
compri OSS!
Saudações Rafa
avatar
Minotauro
GOLD MEMBERS
GOLD MEMBERS

Mensagens : 132
Pontos : 5407
Reputação : 3
Data de inscrição : 24/08/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O QUE SE ESPERA DE VOCÊ EM CADA FAIXA

Mensagem  -rock- em Dom Nov 27, 2011 2:48 pm

o que vem depois da faixa vermelha?

é verdade que existe faixa rosa antes da branca?

_________________
avatar
-rock-
Faixa Preta
Faixa Preta

Mensagens : 203
Pontos : 5408
Reputação : 3
Data de inscrição : 31/08/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O QUE SE ESPERA DE VOCÊ EM CADA FAIXA

Mensagem  Admin em Seg Nov 28, 2011 6:12 am

-rock- escreveu:o que vem depois da faixa vermelha?

é verdade que existe faixa rosa antes da branca?


Vermelha é a ultima faixa do Jiu - Jitsu , rosa acho q em nenhuma arte tem, pelo menos nunca vi!!!!
compri

_________________
Administrador - Gladiadores DF
Oss!
avatar
Admin
Administrador
Administrador

Mensagens : 122
Pontos : 5360
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/08/2011

http://gladiadoresdf.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O QUE SE ESPERA DE VOCÊ EM CADA FAIXA

Mensagem  -rock- em Seg Nov 28, 2011 9:46 am

valeu... rs

_________________
avatar
-rock-
Faixa Preta
Faixa Preta

Mensagens : 203
Pontos : 5408
Reputação : 3
Data de inscrição : 31/08/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O QUE SE ESPERA DE VOCÊ EM CADA FAIXA

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum