FÓRUM GLADIADORES DF - Quem luta não briga!
Olá, Seja Bem Vindo!
Para que possa visuualizar qualquer post do Fórum é necessário que seja registrado, caso já seja basta fazer o login.
Grato,
Administração Gladiadores DF
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês

Votação

Que tipo de treino prefera?

37% 37% [ 7 ]
5% 5% [ 1 ]
5% 5% [ 1 ]
37% 37% [ 7 ]
16% 16% [ 3 ]

Total dos votos : 19

Parceiros
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada


Protetor bucal

Ir em baixo

Protetor bucal

Mensagem  Minotauro em Qua Set 21, 2011 1:28 pm

O fato de serem colocados na boca faz ser natural que os leigos em qualquer arte marcial de contato com a boca rosto etc, achem que sua finalidade é a protecao da boca (lábios, dentes e a mucosa).
Na verdade, por muito tempo os boxeadores também tinham essa opinião. Foi só depois que alguns treinadores mais atentos oservaram que um boxeador que perde com facilidade seu protetor também é um boxeador que é facilmente nocauteado, é que essa opinião mudou.
Atualmente as maiores finalidades dos protetores bucais modernos são ajudar a evitar lesões cerebrais, lesões das juntas do queixo, fraturas da mandíbula e a herniação da coluna cervical. Bem atrás em importância, vem a proteção dos dentes, gengivas e lábio.
Os dois tipos de protetores bucais: suas vantagens e desvantagens
Em termos de estrutura e do modo de serem colocados na boca, temos dois tipos de protetores bucais:
Os convencionais ou tipo gum-shield
Os mesmos são colocados apenas em uma das arcadas dentárias: a mais saliente, normalmente a superior, e os protetores da junta do queixo são presos pelas duas arcadas, sendo que se deixa uma abertura para respiração.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Também tem importância decisiva a técnica de fabricação do protetor e o tipo de material usado. Contudo, por enquanto, compararemos sua capacidade de proteção de acordo com o tipo de estrutura: convencional ou de junta do queixo. A figura abaixo mostra os aspectos básicos:


Obs:Preste atenção:
1º figura (sem protetor)
2ºfigura (com protetor bucal Simples)
3ºfigura(protetor bucal duplo)

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Note que, em relação à situação sem nenhum protetor bucal, o protetor convencional, ao forçar uma separação maior entre a fossa e o queixo inferior, diminui enormemente o impacto no cérebro e a lesão da junta. Por sua vez, o protetor de junta de queixo praticamente anula essas duas lesões, pois que consegue manter a separação entre queixo e fossa durante o impacto do soco.

Que tipo de protetor bucal deve adquirir?

Ao introduzirem e aperfeicoarem os protetores bucais, os pugilistas deram mais uma importante contribuição à prática esportiva em geral. Hoje os protetores bucais são usados nos mais diversos esportes, gerando uma indústria milionária. A competição de mercado fêz com que surgissem empresas fabricando protetores com alta tecnologia e usando equipamento e material sofistificados. Isso tudo fêz com que hoje tenhamos uma enorme quantidade de tipos de protetores.

Em termos mais práticos: não adianta escolhermos um protetor apenas pelo tipo estrutural. É decisivo que levemos em conta a técnica de fabricação e o material usado. Infelizmente, estima-se em mais de 90% os protetores de qualidade tão ruim que seu uso é um perigo.

Esquematizemos os diversos tipos de protetores de boca:

quanto à estrutura:
Protetores convencionais
Protetores de junta de queixo. Como vimos acima, são os melhores. Contudo é essencial que sejam de material macio e de boa qualidade de dissipação do impacto dos socos. Quando o material for duro, pode haver sério risco de cortes nas gengivas.

quanto à técnica de fabricação:
•Pre-moldados (stock mouthguards) e que vem em tamanho único ou em dois tamanhos. Nunca useo-os.
•Tipo ferve-e-morde: feitos em tamanho único e de um plástico deformável pelo calor. A personalização é feita mordendo-o depois de aquecido. O ajuste, contudo, é precário e a espessura do protetor tende a afinar exatamente nas partes onde deveria ficar mais reforçada. Apesar de serem 90% dos protetores vendidos, eles devem ser evitados a todo custo.
•Molde artesanal simples personalizado feito manualmente por dentista. Bem melhor qualidade que os tipos anteriores, mas inferiores aos seguintes.
•Personalizado feito com prensa a vácuo a partir de uma lâmina de plástico
•Personalizado multi-laminado feito com prensa a vácuo de alta pressão. São os melhores, pois que conseguem ficar tão justos nos dentes que precisamos fazer força para tirá-los. Ademais, a multilaminação consegue com que eles fiquem com cerca de 3 milímetros de espessura nos pontos onde é mais crítica a proteção. Faça tudo para ter um deles!

quanto ao material usado:
•borracha e cautchu (praticamente, coisas do passado)
•silicone (fuja deles)
•EVA (etileno acetato de vinila): trata-se de um material plástico com excelente capacidade de dissipar a força dos socos -- em vez de se limitar a transmití-la, como fazem os materiais mais baratos -- e que permite um molde perfeito, desde que usemos calor e uma prensa a vácuo. Trata-se do melhor material atualmente usado em protetores. Insista em ter esse material no seu protetor.


Fonte: Fórum tatame



_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] OSS!
Saudações Rafa
avatar
Minotauro
GOLD MEMBERS
GOLD MEMBERS

Mensagens : 132
Pontos : 5407
Reputação : 3
Data de inscrição : 24/08/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum